Semana começa com previsão de chuva forte no Centro-Oeste, segundo INMET

Chuvas intensas marcam o final de março em diversas regiões do Brasil
Chuvas intensas marcam o final de março em diversas regiões do Brasil - Foto: Canva

A previsão do tempo para os próximos dias indica que o Brasil terá um cenário bastante variado de chuvas entre os dias 7 e 14 de abril de 2025. De acordo com o modelo numérico COSMO, utilizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), áreas extensas do território nacional devem enfrentar volumes significativos de precipitação, enquanto outras regiões tendem a registrar pouca ou nenhuma chuva.

Segundo o INMET, a chuva vai se concentrar de forma mais intensa sobre a Região Norte, especialmente no Amazonas, Acre, Rondônia e parte do Pará, além do norte da Região Nordeste, o oeste da Região Centro-Oeste e também o extremo sul da Região Sul. Nessas áreas, os acumulados podem passar dos 80 milímetros ao longo da semana, o que acende um alerta para possíveis alagamentos e transtornos em áreas urbanas e rurais.

Enquanto isso, o interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e o norte de Minas Gerais devem experimentar um clima mais seco, com volumes de chuva bem baixos, ficando abaixo dos 20 milímetros durante todo o período analisado. Esse padrão climático também se estende ao leste de Goiás e ao oeste do estado de São Paulo, regiões onde a tendência é de tempo mais firme.

Na Região Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso e áreas pontuais do oeste do Mato Grosso do Sul deverão receber chuvas localizadas que podem acumular mais de 50 milímetros. Já no restante do Centro-Oeste, incluindo boa parte de Goiás e Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva devem ser bem mais modestos, não ultrapassando os 20 milímetros na maior parte do território.

Com essas variações no cenário climático nacional, o INMET recomenda que a população fique atenta às atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente nas regiões onde há maior probabilidade de temporais. Agricultores, motoristas e moradores de áreas propensas a alagamentos devem se precaver para evitar problemas durante essa semana de abril marcada por contrastes no volume de chuvas.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.