Novembro começa com chuva e temperaturas amenas em cidades de Mato Grosso

Incêndios Florestais Devastam Terras Indígenas em Mato Grosso
Incêndios Florestais Devastam Terras Indígenas em Mato Grosso - Foto: Erlie Runhamre Xavante / Agencia Brasil

O mês de novembro traz pancadas de chuva e temperaturas mais amenas para Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso, segundo dados da Agência Climatempo. Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a capital Cuiabá deve registrar uma temperatura mínima de 25°C e máxima de 33°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 92%, mantendo o clima úmido e com tendência de instabilidade ao longo do dia.

Em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, o cenário se repete com o céu nublado e possibilidade de garoa durante o dia. Para o período da noite, há previsão de chuva. As temperaturas no município devem oscilar entre uma mínima de 23°C e uma máxima de 30°C, proporcionando um alívio para o calor característico da região.

Já em Tangará da Serra, localizada a 243 quilômetros da capital, a sexta-feira começa com o sol aparecendo entre nuvens pela manhã e também à tarde. À noite, o céu se tornará nublado e a previsão indica possibilidade de chuva. Os termômetros devem marcar uma temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C, mantendo o clima mais fresco em comparação com os dias anteriores.

No norte do estado, a cidade de Sinop enfrenta um dia com previsão de chuva desde a manhã até o período noturno. As temperaturas em Sinop serão ainda mais amenas, com mínima de 21°C e máxima de 29°C, refletindo um padrão mais úmido e fresco para esta época do ano.

Essas condições climáticas indicam uma mudança no padrão de calor extremo que marca os meses anteriores, trazendo maior umidade e possibilidade de chuvas para diferentes regiões de Mato Grosso. A previsão para as próximas semanas segue essa tendência, com pancadas de chuva e temperaturas mais baixas, em um indicativo claro de que o período chuvoso começa a se firmar no estado.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.