O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (3) um alerta para o risco de chuvas intensas em diversas regiões de Mato Grosso. A previsão é de que os temporais se concentrem principalmente entre esta quinta e sexta-feira (4), com destaque para Apiacás, no norte do estado, a 1.005 km de Cuiabá, onde há possibilidade de temporal.
De acordo com o alerta, as chuvas devem atingir entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm em um único dia. Além disso, ventos intensos, com rajadas variando entre 40 e 60 km/h, estão previstos para algumas regiões. Apesar do volume de precipitação e da intensidade dos ventos, o Inmet considera baixo o risco de eventos graves como cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Na região norte de Mato Grosso, além de Apiacás, o alerta de chuvas também se estende aos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Colíder e Guarantã do Norte. Já na região Centro-Sul, praticamente todos os municípios devem registrar precipitações, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Rosário Oeste, Várzea Grande, Poconé e Tangará da Serra.
A previsão de chuva também alcança o Sudeste do estado, onde estão localizadas cidades como Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Poxoréu.
No Noroeste de Mato Grosso, municípios como Juína e Colniza estão sob alerta, enquanto na região Oeste, as cidades de Campo Novo do Parecis, Glória d’Oeste e Comodoro também devem receber precipitações consideráveis.
O Inmet recomenda que a população fique atenta às condições meteorológicas e siga as orientações das autoridades locais para evitar acidentes. Caso ocorram ventos fortes, a orientação é abrigar-se em locais seguros, evitar áreas descampadas, proteger-se de quedas de árvores ou estruturas frágeis e redobrar a atenção em rodovias devido à redução de visibilidade causada pelas chuvas.
Com a chegada do período de chuvas intensas, o monitoramento das condições climáticas em Mato Grosso segue reforçado, enquanto as autoridades se preparam para possíveis desdobramentos e impactos das tempestades.
Deixe uma resposta