A passagem de uma frente fria acompanhada de uma forte massa de ar polar promete provocar temporais nesta quinta-feira, 3 de abril de 2025, em várias regiões do país. O fenômeno vai atingir Santa Catarina, Paraná, sul e leste do Mato Grosso do Sul e também São Paulo, deixando o tempo instável e com riscos de chuva intensa.
A chegada do ar frio ao Brasil entra em choque com o ar quente que ainda predomina nesses estados, criando condições ideais para a formação de nuvens carregadas. Além disso, a circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera contribui para o desenvolvimento de tempestades mais intensas. Como resultado, há previsão de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento que podem variar entre 70 km/h e 90 km/h.
As capitais Florianópolis, Curitiba e São Paulo estão entre as áreas que devem ser mais afetadas pelos temporais. Com essa condição meteorológica, há um alto risco de alagamentos, quedas de árvores e possíveis transtornos, como falta de energia elétrica e dificuldade no trânsito.
Diante desse cenário, especialistas recomendam atenção redobrada, especialmente para motoristas e moradores de áreas vulneráveis a enchentes e deslizamentos. O avanço da frente fria deve trazer um alívio nas temperaturas nos próximos dias, com quedas mais acentuadas nos termômetros, especialmente no Sul do Brasil.
Deixe uma resposta