Confira a previsão do tempo para a primeira semana de Abril

Confira a previsão do tempo para a primeira semana de Abril
Confira a previsão do tempo para a primeira semana de Abril - Foto: Canva

A primeira semana de abril promete condições climáticas bastante variáveis em diferentes regiões do Brasil, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A expectativa é de chuvas intensas em algumas áreas, enquanto outras regiões devem enfrentar baixos volumes de precipitação e até mesmo umidade relativa do ar reduzida.

Na Região Norte, a chuva deve se concentrar no oeste do Amazonas, no Pará, Amapá, norte do Tocantins e oeste de Rondônia, com acumulados superiores a 80 mm. Por outro lado, o Acre, Rondônia e partes do sul do Pará e Tocantins devem ter volumes menores, ficando abaixo de 40 mm.

No Nordeste, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve favorecer chuvas significativas no norte do Maranhão e do Piauí, assim como no litoral do Ceará, onde os volumes podem ultrapassar os 60 mm. No entanto, no interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, os acumulados devem ser inferiores a 20 mm e, em algumas localidades, pode nem haver registro de chuva, resultando em umidade relativa do ar abaixo de 50%.

No Centro-Oeste, as chuvas serão mais concentradas em Mato Grosso, oeste de Goiás e Mato Grosso do Sul, podendo ultrapassar os 50 mm. Em outras áreas da região, a previsão é de chuvas mais espaçadas e, no final da semana, o calor e a umidade devem gerar pancadas de chuva no nordeste de Goiás e no Distrito Federal.

A Região Sudeste também terá volumes expressivos de chuva, especialmente no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os acumulados podem passar dos 60 mm. A partir do dia 5 de abril, são esperados volumes ainda maiores, acima de 100 mm, no Vale do Paraíba, litoral norte paulista, região serrana e capital do Rio de Janeiro. Já no centro-norte de Minas Gerais, o tempo deve se manter firme, enquanto no centro-oeste de São Paulo os volumes de chuva ficarão abaixo de 20 mm.

No Sul do país, a influência de uma frente fria trará chuvas significativas no leste e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná, podendo ultrapassar os 40 mm. O estado gaúcho ainda deve enfrentar temporais isolados com descargas elétricas e possibilidade de granizo até o dia 3 de abril. No entanto, a previsão indica que o tempo ficará mais estável a partir do dia 5 de abril.

Com essas variações climáticas, é essencial que a população fique atenta às atualizações meteorológicas para se preparar melhor para as condições de tempo adversas.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.