Como será o tempo no Carnaval? Confira a previsão para todas as regiões do Brasil

Como será o tempo no Carnaval? Confira a previsão para todas as regiões do Brasil
Como será o tempo no Carnaval? Confira a previsão para todas as regiões do Brasil - Foto: Canva

Se você está se perguntando como será o tempo no Carnaval, já pode preparar a fantasia e o protetor solar, porque a folia de 2025 promete ser quente em praticamente todo o Brasil.

A previsão indica que não haverá a passagem de frentes frias pelo Sudeste durante os dias de festa, garantindo muito sol e temperaturas elevadas. Mesmo que a intensa onda de calor das últimas semanas já tenha perdido força, o calorão ainda estará presente.

Como será o tempo no Carnaval do Sudeste?

No Sudeste, o tempo será predominantemente seco, com sol forte e poucas chances de chuva. Quando as pancadas acontecerem, serão rápidas e isoladas, principalmente no final da tarde e no início da noite. A menor possibilidade de chuva está no Rio de Janeiro e no Centro-norte de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte.

As temperaturas devem variar entre 32°C e 34°C em São Paulo, entre 36°C e 38°C no Rio de Janeiro, entre 30°C e 32°C na capital mineira e entre 33°C e 35°C em Vitória. Para quem pretende assistir aos desfiles de Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro, a boa notícia é que a previsão inicial indica tempo firme durante os eventos, com chances de chuva apenas no período da tarde.

Como será o tempo no Carnaval do Sul?

O Sul do país também terá um Carnaval de muito calor e sol, mas com pancadas de chuva no período da tarde e início da noite, que podem ser fortes, porém passageiras. No Rio Grande do Sul, uma frente fria deve avançar entre domingo e quarta-feira de Carnaval, aumentando a chance de chuva intensa em cidades como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

No entanto, essa frente fria não deve alcançar Santa Catarina e Paraná, embora possa aumentar a umidade e trazer mais chuva para Florianópolis e a região litorânea sul catarinense na terça-feira. Apesar da instabilidade, as temperaturas continuarão elevadas em toda a região, com leve redução apenas no Rio Grande do Sul a partir do domingo.

Como será o tempo no Carnaval do Centro-Oeste, Nordeste e Norte?

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o tempo será marcado por calor intenso e altos índices de umidade, o que favorecerá pancadas de chuva frequentes, geralmente no período da tarde e início da noite. Estados como Mato Grosso, Pará, Acre, Rondônia e o sul do Amazonas podem registrar chuva mais intensa.

Por outro lado, no Distrito Federal e em Goiás, o tempo será predominantemente seco e ensolarado, com aumento das chances de pancadas de chuva a partir do dia 3 de março. Goiânia, Brasília, Palmas e Boa Vista devem ter dias de muito sol e temperaturas oscilando entre 32°C e 34°C, enquanto na região de Brasília, os termômetros devem marcar entre 30°C e 32°C.

No Nordeste, a menor possibilidade de chuva será no interior da Bahia e nas áreas do sertão nordestino. No litoral leste, entre Natal e o sul da Bahia, haverá momentos de sol intercalados com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, que não devem atrapalhar a festa. Cidades como Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal podem ter chuvas passageiras, mas nada que impeça os foliões de curtirem os blocos de rua.

No entanto, há um alerta para a costa norte do Nordeste, onde a Zona de Convergência Intertropical seguirá ativa, provocando chuvas mais frequentes e intensas. Os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e o interior do Rio Grande do Norte, incluindo as capitais Fortaleza, Teresina e São Luís, devem se preparar para o risco de chuvas volumosas durante o período carnavalesco. As temperaturas no Nordeste devem variar entre 30°C e 33°C ao longo da folia.

Independentemente da cidade onde você vai curtir o Carnaval, o calor será o grande protagonista deste ano. O forte sol exigirá atenção redobrada com a hidratação e a proteção contra os raios solares. Para quem vai passar horas nos blocos de rua ou nos desfiles das escolas de samba, vale lembrar a importância de fazer pausas à sombra e beber bastante água.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.