INMET emite aviso de perigo para diversas cidades de Mato Grosso

INMET emite aviso de perigo para diversas cidades de Mato Grosso
INMET emite aviso de perigo para diversas cidades de Mato Grosso - Foto: Canva

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para diversas cidades de Mato Grosso, com risco classificado como “perigo”. O aviso começa a valer a partir das 10h08 do dia 3 de abril de 2025 e segue até as 10h do dia 4 de abril de 2025. A previsão indica chuvas que podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h.

Diante dessas condições climáticas adversas, há risco significativo de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e galhos, além de descargas elétricas. A população deve redobrar os cuidados e seguir as recomendações das autoridades.

As instruções de segurança incluem evitar se abrigar sob árvores, já que há perigo de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia em caso de tempestades mais severas. Para mais informações e suporte, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Cidades de Mato Grosso afetadas

Entre as cidades de Mato Grosso que serão afetadas pelo alerta de chuvas intensas estão Alta Floresta, Alto Paraguai, Apiacás, Arenápolis, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Paranatinga, Planalto da Serra, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste, Rondolândia, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, União do Sul e Vera.

O alerta para Mato Grosso reforça a necessidade de precaução e atenção por parte dos moradores dessas regiões, principalmente aqueles que vivem em áreas propensas a alagamentos ou que dependem de estruturas vulneráveis a ventos fortes. Ficar informado sobre as atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades é essencial para evitar transtornos e garantir a segurança de todos.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.