O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas em diversas regiões de Mato Grosso, válido a partir das 10h13 do dia 14 de fevereiro de 2025 até as 10h do dia 15 de fevereiro de 2025.
A previsão indica precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h.
Áreas de Mato Grosso afetadas com as chuvas
As áreas afetadas incluem o Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Pantanais Sul Mato-grossense e Sudoeste Mato-grossense. Cidades como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste estão na zona de alerta.
Com essas condições climáticas, há riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O INMET recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
É importante que os moradores das áreas afetadas fiquem atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.
Deixe uma resposta