Tempestades marcam a última semana de março em diversas regiões do Brasil

Previsão de Chuvas no Mato Grosso para os Próximos Dias
Previsão de chuvas no Mato Grosso para os próximos dias - Foto: Canva

A última semana de março começa com previsão de chuvas para praticamente todas as regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 24 de março de 2025, um alerta amarelo de perigo potencial devido ao risco de chuvas intensas.

O aviso inclui uma grande faixa do país, que vai do estado do Amapá até o Acre, passando também por Rondônia e Tocantins. Além disso, partes do Maranhão, Piauí, Bahia e algumas regiões dos estados do Sudeste e Centro-Oeste devem enfrentar volumes de chuva de até cinquenta milímetros em vinte e quatro horas, acompanhados de ventos fortes que podem atingir sessenta quilômetros por hora.

Já no Sul do Brasil, a situação exige ainda mais atenção. Um aviso de tempestade foi emitido para áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, além da chuva intensa e dos ventos fortes, há previsão de queda de granizo, o que aumenta os riscos de danos estruturais e dificuldades no trânsito. Cidades como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Florianópolis, Joinville, Curitiba, Londrina, Campo Grande e Dourados estão entre as mais afetadas pelo fenômeno climático.

Os avisos meteorológicos são válidos até a manhã desta terça-feira, 25 de março de 2025. Diante desse cenário, a recomendação dos órgãos de defesa civil é que a população fique atenta aos comunicados oficiais e tome precauções para evitar transtornos. Em caso de emergência, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Com o clima instável e as mudanças repentinas no tempo, quem vive nessas áreas deve evitar locais abertos durante as tempestades, não se abrigar sob árvores devido ao risco de raios e não deixar veículos estacionados próximos a estruturas frágeis, como outdoors e torres de energia. Também é importante manter-se atualizado sobre a previsão do tempo para planejar deslocamentos e prevenir situações de risco.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.