Calor Extremo: Rio Grande do Sul Registra Recorde de Temperatura em 2025

Forte calor no último final de semana de 2024 em Sinop
Forte calor no último final de semana de 2024 em Sinop - Foto: Canva

O Rio Grande do Sul está literalmente pegando fogo! Desde ontem, o estado já vinha enfrentando uma onda de calor intensa, como previsto pela Climatempo, e nesta quinta-feira, 24 de janeiro, consolidou-se como o lugar mais quente do Brasil.

As temperaturas dispararam ainda mais, e Quaraí, uma cidade localizada na fronteira com o Uruguai, alcançou impressionantes 42,4°C. Esse número não só é assustador, como também estabeleceu o novo recorde de calor do Brasil em 2025. Antes disso, o recorde era de 42,1°C, registrado em 17 de janeiro, na cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai.

Com o termômetro lá no topo, o Rio Grande do Sul lidera o ranking das temperaturas mais altas do país nesta quinta-feira. Até as 16h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou os maiores índices de calor, colocando diversas cidades gaúchas no topo da lista. Vale lembrar que esses dados ainda são provisórios e podem sofrer alterações após a divulgação oficial das temperaturas máximas, que acontece às 21h de hoje.

Entre as cidades que mais sentiram os efeitos do calorão estão Santiago, Uruguaiana e São Borja, todas com temperaturas acima dos 39°C. Alegrete e São Vicente do Sul também enfrentaram um dia sufocante, assim como Teutônia e Dom Pedrito.

Até cidades fora do Rio Grande do Sul, como Foz do Iguaçu, no Paraná, e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, não escaparam das altas temperaturas, mas nenhuma conseguiu superar os impressionantes 42,4°C de Quaraí.

Apesar de o calor ser de derreter, a previsão do tempo indica que uma frente fria está a caminho. Ainda assim, os gaúchos terão que encarar mais um dia de temperaturas elevadas nesta sexta-feira, antes de finalmente sentirem um alívio no fim de semana. Temporais estão previstos e devem ajudar a derrubar os termômetros em boa parte do estado.

O cenário extremo de calor chama atenção para os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de se adaptar a essas novas realidades. Por enquanto, o Rio Grande do Sul segue como protagonista em mais um capítulo de temperaturas recordes no Brasil.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.