46 cidades de Mato Grosso seguem em alerta para as chuvas, segundo Defesa Civil

Inmet alerta para chuvas fortes em Mato Grosso
Rondonópolis terá feriado com chuvas - Foto: Canva

O Governo de Mato Grosso segue acompanhando de perto a situação de 46 municípios que foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde janeiro.

A Defesa Civil do Estado informou que essas cidades estão em estado de atenção, pois registraram alagamentos, estragos em ruas, casas e até mesmo danos em pontes e rodovias. No entanto, a situação já não é mais classificada como emergência extrema.

Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), entre os dias 1º e 30 de janeiro, Mato Grosso registrou um acumulado de 254 milímetros de chuva.

E o alerta ainda não acabou: nesta segunda-feira, a Defesa Civil emitiu um aviso de perigo para 39 municípios do estado, já que as previsões apontam para chuvas intensas que podem chegar a 60 milímetros por hora, acompanhadas por ventos fortes de até 100 km/h.

Além disso, um segundo alerta, classificado como de perigo potencial, também foi emitido para outras regiões. Nesse caso, a previsão indica chuvas de até 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h. Os avisos da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem válidos até as 10 horas da manhã de terça-feira, dia 4 de fevereiro.

As autoridades reforçam a importância de a população ficar atenta a possíveis deslizamentos de terra, enchentes e outros problemas causados pelo grande volume de chuva. Em caso de emergência, é fundamental acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.