A previsão do tempo para os próximos dias serão marcados por bastante chuva em grande parte do Brasil, de acordo com as previsões do modelo numérico COSMO, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A expectativa é de que pancadas de chuva atinjam quase todo o país, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm ao longo da semana em várias regiões. O Norte será uma das áreas mais afetadas, assim como partes do Mato Grosso, oeste de Goiás, sul do Rio Grande do Sul e leste do Paraná e de Santa Catarina.
No Centro-Oeste, a combinação de calor intenso e alta umidade do ar favorecerá a formação de áreas de instabilidade, provocando chuvas persistentes no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás.
Nessas áreas, o volume de chuva pode ultrapassar os 40 mm ao longo da semana, com destaque para o oeste do Mato Grosso, onde os acumulados podem superar 80 mm em algumas localidades. A previsão também aponta para um risco maior de tempestades entre segunda e terça-feira, especialmente no centro-sul de Goiás, Mato Grosso e centro-norte do Mato Grosso do Sul.
No entanto, a tendência é que a chuva diminua gradualmente a partir de quinta-feira no leste de Goiás, trazendo um alívio para os moradores dessa região. Ainda assim, a recomendação é que a população fique atenta às condições do tempo, já que os temporais podem vir acompanhados de ventania e raios em algumas áreas.
Com essa previsão de chuva intensa em diversas partes do país, especialistas alertam para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e dificuldades no trânsito urbano. Quem mora em áreas vulneráveis deve redobrar os cuidados e acompanhar os boletins meteorológicos para evitar transtornos
Deixe uma resposta