Fortes chuvas devem atingir grande parte do Brasil nesta semana

Foto: Rodrigo Jubram / Pexels

A previsão do tempo para os próximos dias indica que a chuva deve marcar presença em quase todo o país, segundo o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O volume de precipitação pode ultrapassar os 50 milímetros ao longo da semana em várias regiões, incluindo o Norte, o Centro-Oeste, o sul da Região Sudeste e o centro-norte da Região Sul. Além disso, áreas do noroeste e do litoral do Nordeste também devem enfrentar chuvas intensas, destacadas nos mapas meteorológicos pelos tons de amarelo e laranja.

Por outro lado, algumas regiões terão um volume de chuvas menor. Em estados como Roraima, no centro-leste do Nordeste, no centro-norte do Sudeste e no Rio Grande do Sul, a tendência é que o acumulado não passe dos 20 milímetros ao longo da semana, o que indica uma quantidade bem inferior em comparação a outras áreas do país.

No Centro-Oeste, o tempo instável deve continuar por causa da combinação de calor e alta umidade, criando condições favoráveis para pancadas de chuva persistentes em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de Goiás. Nessas regiões, os acumulados devem ficar acima dos 60 milímetros.

Além disso, algumas áreas do sudeste e nordeste de Mato Grosso, assim como no norte do Mato Grosso do Sul, podem registrar volumes ainda maiores, ultrapassando os 80 milímetros, o que exige atenção para possíveis transtornos como alagamentos e enxurradas.

Diante dessa previsão, meteorologistas recomendam que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e acompanhe as atualizações do INMET para evitar imprevistos relacionados às condições climáticas.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.