Semana começa com alerta de temporais no Mato Grosso e no restante do país

Chuva em Sinop
Mato Grosso pode voltar a ter chuvas - Foto: Canva

A previsão do tempo para esta semana já começa com alerta de muita chuva e riscos significativos de transtornos em várias partes das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Os fenômenos climáticos conhecidos como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão contribuindo para o cenário chuvoso, afetando estados como Bahia, Amazonas, Amapá e toda a costa norte do Nordeste.

Nesta segunda-feira (13), o céu deve permanecer carregado em diversas áreas, com previsão de chuva ao longo do dia. As condições indicam grande possibilidade de temporais, especialmente nas regiões onde o solo já está saturado de água devido às chuvas recentes.

Isso aumenta o risco de deslizamentos de terra, enchentes e outros problemas causados pelo acúmulo rápido de água. Estados como Maranhão, Piauí, Ceará (parte sul), Pernambuco, Pará (centro-sul), Amazonas (sul), Rondônia, Tocantins, Goiás e toda a Bahia estão no centro das atenções devido ao volume significativo de precipitações.

A combinação de altas temperaturas e a umidade elevada, transportada pelos ventos em diferentes altitudes, também mantém o risco de fortes temporais em áreas de Minas Gerais, principalmente no centro-norte e noroeste do estado. No Espírito Santo, o dia promete pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas por raios e ventos que podem alcançar até 70 km/h.

Por outro lado, São Paulo e Rio de Janeiro enfrentam um início de semana com características mais típicas do verão: temperaturas altas e pancadas de chuva localizadas.

Na capital paulista, o dia deve ser seco, enquanto no Rio de Janeiro há previsão de chuvas rápidas e passageiras. Já no interior desses estados, principalmente durante a tarde, o risco de chuvas intensas permanece, exigindo atenção.

Na Região Sul e no Mato Grosso do Sul, a chuva deve ocorrer de maneira mais isolada. Porém, no extremo norte do Mato Grosso do Sul, próximo às divisas com Goiás e Mato Grosso, os temporais podem ser mais intensos.

O Paraná e Santa Catarina também têm previsão de pancadas de chuva, que podem variar de moderadas a fortes, principalmente no período da tarde. No Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste do Mato Grosso do Sul, o destaque é o calor intenso, com índices de umidade do ar preocupantemente baixos, abaixo de 30%.

Com esse cenário de instabilidade e condições meteorológicas adversas em várias partes do Brasil, é importante que a população fique atenta às orientações das autoridades e acompanhe as atualizações da previsão do tempo para se proteger e evitar situações de risco.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.