Inmet emite alertas de tempestade para o Mato Grosso

Chuvas em Mato Grosso Trazem Alívio e Renascimento ao Turismo
Chuvas em Mato Grosso Trazem Alívio e Renascimento ao Turismo - Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na madrugada desta sexta-feira (18), alertas de “perigo” e “perigo potencial” devido ao risco de tempestades severas, fortes ventanias, trovoadas e possibilidade de queda de granizo em todo o estado de Mato Grosso. Os alertas são válidos para todo o final de semana e incluem orientações sobre possíveis riscos à população.

Chuva e ventos intensos até domingo

O Inmet prevê que o clima deste final de semana será marcado por chuvas intensas não só em Mato Grosso, mas também em diversas regiões do país, especialmente Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul. A previsão aponta volumes de até 100 mm de chuva por dia, acompanhados de ventos que podem alcançar velocidades de 100 km/h.

Riscos e possíveis danos

Com o mau tempo, há risco de:

Corte de energia elétrica;

Estragos em plantações;

Queda de árvores;

Alagamentos em áreas urbanas e rurais.

Cuidados para a população

O Inmet alerta que, diante dessas condições, é essencial que a população redobre os cuidados ao sair de casa durante as tempestades. “É extremamente importante se atentar aos riscos potenciais ao se deslocar em meio a uma tempestade”, destacou o instituto.

Recomendações para segurança

Entre as orientações para evitar acidentes e preservar a segurança, estão:

Evitar estacionar veículos próximos a árvores ou placas;

Desligar aparelhos eletrônicos durante raios e tempestades;

Evitar se abrigar sob árvores em áreas abertas;

Acompanhar as atualizações meteorológicas pelos canais oficiais do Inmet e da Defesa Civil.

Com o agravamento das condições climáticas, a recomendação é de que a população permaneça em locais seguros e evite sair, principalmente durante períodos de chuvas mais intensas e rajadas de vento.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.