Nesta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso irá estabelecer um posto de comando temporário para intensificar o combate ao incêndio florestal que afeta a região de Monjolo, em Chapada dos Guimarães. A localização exata do posto está sendo definida pelas equipes de militares que atuam no local.
Segundo o tenente-coronel BM Rafael Marcondes, diretor operacional adjunto, o novo posto de comando visa garantir uma integração mais eficaz entre as equipes em campo. “Isso resultará em um combate mais eficiente contra este incêndio. O posto estará equipado com monitoramento via satélite, permitindo o planejamento de estratégias ainda mais assertivas”, explicou Marcondes.
Os esforços para conter o incêndio começaram no último sábado (21), e atualmente sete equipes estão mobilizadas, com o suporte de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes para deslocamentos rápidos. As ações de combate contam ainda com a colaboração da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e de proprietários rurais da região.
“Estamos no momento mais crítico do período proibitivo, com umidade do ar baixíssima e altas temperaturas, o que faz com que as chamas se propaguem rapidamente. No entanto, nossos militares estão em campo para conter o avanço do fogo. As ações de combate são planejadas de forma estratégica e, se necessário, mais militares poderão ser enviados para a região”, afirmou o tenente-coronel.
De acordo com monitoramento via satélite, o incêndio teve início na região da MT-020, próximo à Comunidade Cachoeira Rica, e se espalhou para a área do Monjolo devido às condições climáticas adversas. A causa do incêndio será investigada posteriormente, uma vez que a prioridade no momento é o combate às chamas.
A situação alerta para os riscos elevados de incêndios florestais nesta época do ano, destacando a importância de medidas preventivas e de conscientização da população sobre a preservação ambiental. As autoridades pedem que a comunidade colabore, evitando queimadas e reportando focos de incêndio imediatamente.
Deixe uma resposta