Homem é detido em Sinop após causar incêndio criminoso

Bombeiros de MT prendem homem em flagrante por incêndio criminoso
Bombeiros de MT prendem homem em flagrante - Foto: CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deteve, nesta terça-feira (10), um homem acusado de causar um incêndio no bairro Jardim Roma, em Sinop, a cerca de 480,9 km de Cuiabá. O indivíduo, flagrado em flagrante delito, foi preso pela equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) e conduzido à delegacia para os procedimentos legais.

Ao chegarem ao local do incidente, os bombeiros se depararam com o homem que ateou fogo, e a equipe agiu rapidamente para conter a situação. Enquanto alguns bombeiros realizavam a contenção do suspeito, os demais combatentes focaram no controle das chamas, conseguindo extinguir o incêndio sem maiores danos.

O episódio em Sinop se insere em um contexto mais amplo de combate a incêndios criminosos no estado. Desde o início do ano, a Polícia Civil instaurou 14 procedimentos investigativos relacionados a incêndios criminosos, com 17 pessoas detidas em flagrante.

Essas prisões ocorreram em 13 municípios, incluindo Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Tapurah, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.

Causar incêndio é crime ambiental

De acordo com o Código Penal Brasileiro, causar incêndio e expor a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem a perigo é um crime previsto no artigo 250, com penas que variam de 3 a 6 anos de reclusão. Além disso, as queimadas em áreas urbanas são proibidas e podem resultar em multas e apreensão dos responsáveis. Em áreas rurais, a legislação estadual determina um período proibitivo de queimadas até 30 de novembro.

O comandante-geral do CBMMT, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a gravidade dos incêndios criminosos, que podem causar extensos danos materiais e ambientais, além de comprometer a saúde pública. Ele reforçou a importância das ações de combate e prevenção para proteger a comunidade e o meio ambiente.

O incidente em Sinop serve como um lembrete da necessidade contínua de vigilância e cumprimento das leis relacionadas a queimadas. A colaboração entre a população e as autoridades é fundamental para enfrentar e reduzir os impactos negativos dos incêndios criminosos.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Clima e Tempo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.