O estado do Mato Grosso teve situação de emergência declarada pelo Governo Federal por conta dos incêndios florestais que afeta 58 municípios e a decisão foi oficializada no Diário Oficial da União na última sexta, 6 de setembro.
A medida tem muito a ver com a situação climática que o estado vive com fortes temperaturas e a ausência de chuvas que só atrapalham o controle do fogo por parte das autoridades responsáveis.
A medida do Governo Federal publicada no Diário Oficial ajudará a as prefeituras das cidades atingidas a solicitar recursos federais para destinar para as ações que envolvem a Defesa Civil.
Todas as prefeituras que quiserem solicitar recursos ao Governo Federal, poderá realizar através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, e a equipe técnica da Defesa Civil Nacional fará uma análise sobre os planos apresentados para fazer uma avaliação das metas e quais valores serão liberados. Veja lista dos estados mais abaixo:
- Acorizal
- Alto Araguaia
- Alto Garças
- Alto Paraguai
- Alto Taquari
- Araputanga
- Arenápolis
- Barra do Bugres
- Cáceres
- Campo Novo do Parecis
- Campo Verde
- Chapada dos Guimarães
- Cuiabá
- Curvelândia
- Denise
- Diamantino
- Dom Aquino
- Figueirópolis D`Oeste
- Glória D`Oeste
- Guiratinga
- Indiavaí
- Itiquira
- Jaciara
- Jangada
- Jauru
- Juscimeira
- Lambari D`Oeste
- Mirassol D`Oeste
- Nobres
- Nortelândia
- Nossa Senhora do Livramento
- Nova Brasilândia
- Nova Marilândia
- Nova Olímpia
- Pedra Preta
- Planalto da Serra
- Poconé
- Pontes e Lacerda
- Porto Esperidião
- Porto Estrela
- Poxoréo
- Primavera do Leste
- Reserva do Cabaçal
- Rio Branco
- Rondonópolis
- Rosário Oeste
- Salto do Céu
- Santa Rita do Trivelato
- Santo Afonso
- Santo Antônio do Leverger
- São José do Povo
- São José dos Quatro Marcos
- São Pedro da Cipa
- Tangará da Serra
- Tesouro
- Vale de São Domingos
- Várzea Grande
- Vila Bela da Santíssima Trindade
Mato Grosso é o estado com mais queimadas no Brasil
O estado do Mato Grosso é o líder do ranking dos estados com mais queimadas no país, com 36,4 mil focos de incêndios registrados de acordo com dados do programa BDQueimadas do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais.
Apenas no mês de agosto, o Mato Grosso registrou mais de 13,6 mil focos de incêndio, registrando mais incêndios em agosto do que foi registrado entre janeiro e julho de 2024.
Baseada em informações divulgadas pela NASA, o Mato Grosso teve mais de 1,6 milhão de hectares queimados com a ajuda da seca que toma conta do estado. Os dados foram divulgados após análise do Instituto Centro de Vida (ICV).
Deixe uma resposta