Quem acompanhou a previsão climática da Climatempo para o outono de 2025 já sabia que as primeiras massas de ar frio começariam a dar o ar da graça no Brasil a partir da primeira quinzena de abril. Pois é, esse cenário está se confirmando, e a partir dos próximos dias, mudanças significativas de temperatura devem acontecer, especialmente no Sul do Brasil, além de algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
O friozinho característico do outono finalmente vai aparecer, mas, como alerta o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe da Climatempo, isso não quer dizer que o mês de abril será frio de maneira constante. O especialista explica que, apesar da virada de chave na temperatura, os períodos com aquele clima mais ameno, com cara de outono, devem durar apenas de 3 a 4 dias.
Após isso, o calorzinho volta com força, inclusive no Sul do Brasil. “Não estamos falando de calor intenso como o de fevereiro, mas a sensação de calor ainda estará presente, especialmente em algumas partes do Brasil”, afirmou Lucyrio.
Apesar de abril não ser um mês de frio constante, a previsão da Climatempo traz estimativas interessantes para as primeiras massas de ar frio, que devem influenciar a temperatura em diferentes regiões do país. A primeira massa de ar frio de origem polar chega entre a virada de março para abril. Ela será fraca no continente, com impacto mais significativo sobre a Argentina e o Uruguai, mas o Rio Grande do Sul poderá sentir um leve resfriamento.
A segunda massa de ar frio polar chegará entre 5 e 9 de abril e será um pouco mais intensa. Ela vai provocar um resfriamento moderado na Região Sul, com as temperaturas variando entre 14°C e 20°C em cidades como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. O frio também chegará a algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste, como a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e o extremo sul de São Paulo. Nesse período, a temperatura mínima pode cair para 16°C a 17°C em São Paulo, 18°C a 19°C em Belo Horizonte, e ficar entre 21°C e 22°C em Vitória.
Entre 12 e 16 de abril, a terceira massa de ar frio de origem polar chegará com mais força. Ela será moderada a forte no continente e trará um resfriamento significativo para a Região Sul, com temperaturas que podem cair para 14°C a 15°C em Porto Alegre, 17°C a 18°C em Florianópolis e 13°C a 14°C em Curitiba.
O frio também afetará o Centro-Oeste e o Sudeste, com uma queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e até em Belo Horizonte. Nesse período, as mínimas podem cair para 12°C a 14°C em Campo Grande e entre 14°C e 15°C em São Paulo.
Ou seja, embora o frio do outono chegue com força em algumas regiões do Brasil, ele será passageiro. Não se deve esperar um mês inteiro de temperaturas baixas, mas sim breves períodos de clima mais ameno, antes que o calor retorne com tudo. Fique atento às previsões e se prepare para os dias de mudança climática!
Deixe uma resposta